A Ema

baby

O Romeu

baby

quinta-feira, 17 de abril de 2008

As Melhoras da Ema


Apraz-me dizer que a Ema está a recuperar a olhos vistos das mazelas que a tem apoquentado ultimamente. Tenho andado a adiar esta publicação porque nem sabia muito bem como haveria de começar a explicar o que tem sido a nossa vida ultimamente. Um verdadeira vendaval, uma tempestade que está a passar mas que veio alterar as nossas vidas para sempre, especialmente a da Ema.

Depois de ter sido internada para administrar o antibiotico, e de ter vindo para casa com o novo antibiotico para tomar oralmente que tolerou bem...os médico acharam que se justificava uma nova serie de exames para despistar alguns sintomas que ela tinha nomeadamente a falta de apetite que já tinha aqui mencionado, a perda de peso, a irritabilidade e alguma tristeza á mistura... bem como um barriguita grande que ela sempre teve, desde que nasceu.

Entenderam os médicos que estes sinais poderiam ser compatíveis com uma intolerância ao glúten - uma substância contida em alguns cereais (trigo, centeio, aveia e cevada). Esta intolerância manifesta-se numa irritação/inflamação do intestino delgado porque o corpo ao receber aquilo que para ele é "veneno" atrofia as paredes do intestino delgado impedindo-o de absorver correctamente os alimentos. Daí que o intolerante fique com falta de apetite e perca peso. Esta condição é conhecida como doença celíaca. (http://www.celíacos.org.pt/)

Depois de recolherem o sangue para serem analisados três marcadores estes vieram positivos. Este cenário implica necessáriamente a realização de uma biópsia por endoscopia que a Ema realizou na segunda feira, sem qualquer problema, com a ajuda de uma anestesia geral. Aguardamos os resultados desta biópsia dentro de aproximadamente 3 semanas para nos dar taxativamente a certeza de que a nossa filha é glúten-intolerante ainda que o primeiro exame sanguineo garanta uma grande probabilidade de que assim seja. Ainda tenho fé que assim não seja, mas de qualquer forma... o ajuste da dieta que ela terá que fazer toda a vida, já se verificou em nossa casa. Ela só poderá consumir alimentos que estejam isentos do dito-cujo glúten, que diga-se de passagem não são poucos.

Então temos tido muitos ajustes que ela está a aceitar bem para já... e afortunadamente já lhe vejo melhoras em termos de peso, apetite e disposição. Os médicos garantem que se for o caso de ser celíaca, depois de 2 semanas de dieta ela estará completamente curada do intestino e não voltará a padecer desde que cumpra o plano alimentar.

2 comentários:

Lurdes disse...

Percebo perfeitamente a tua preocupação e não é para menos. Por outro lado, agora que está diagnosticado o que a Ema tinha é mais fácil de a curar e evitar que ela volte a sofrer o mesmo. Sei que não é fácil... já tinha ouvido falar da intolerância ao glúten ... ter que fazer essa dieta, mas vais ver que com o tempo já quase que não se lembram que é uma dieta, porque passa a fazer parte da alimentação normal da Ema. não estou bem a par dos elimentos que podem ser ingeridos, mas penso, tal como dizes, que não são assim tantos, o que dificulta um pouco a adaptação à nova alimentação da Ema, não é? Desejo-vos as melhoras da Ema e muita força para os papás ...! E muito descanso assim que a Ema estiver recuperada por causa do bebé. Muitos beijinhos e um abraço cheio de força e coragem.
Lurdes

sonho de bebé disse...

Que coisa por que haviam de passar agora! E nós a pensar que era uma fase da Ema, tadita! Mas o mais importante é que já se sabe o que ela tem e com a dieta vai ficar logo boa. O chato é que há tantos alimentos com gluten, deve ser dificil pelo menos no inicio saber quais são os que têm e os que não têm!
O mais importante de tudo é que ela receba muito amor e isso não há dúvida que terá.
Um beijinho e muita força